Saiba quais as maneiras corretas para se prevenir e garantir a higienização do ambiente em que se encontra.
Nos últimos meses nos deparamos com uma pandemia avassaladora, e ficamos reféns de um inimigo invisível e veloz. Uma maneira de garantir nossa proteção é o cuidado com a higiene, além da higiene pessoal, pense também na higiene do ambiente onde você está.
Cuidado redobrado constantemente
O longo período de permanência da doença traz grandes preocupações a respeito de limpeza e higienização, principalmente em locais com maior fluxo e concentração de pessoas.
Com a reabertura dos comércios, mesmo sendo em horários flexíveis, devem ser redobrados os cuidados. Os comércios precisam adotar as medidas necessárias para evitar a disseminação do vírus entre os colaboradores e clientes, e garantir segurança a todos.
O setor de limpeza e sua importância
O setor de limpeza está ocupando uma posição importante no combate à disseminação do vírus. Portanto é imprescindível o rigor e a excelência no seu trabalho neste período, tanto em lares como em locais onde há grande circulação de pessoas, o que irá garantir a prevenção da propagação do Coronavírus.
É importante o reforço da higienização de ambientes onde possam ocorrer aglomerações como condomínios, hospitais, shoppings, aeroportos e rodoviárias, dentre outros tantos lugares onde circulam varias pessoas.
A limpeza deve ser feita com frequência e com certa exigência para garantir a desinfecção de toda área, evitando que os microorganismos se disseminem.
É indispensável o reforço na rotina de limpeza e de desinfecção, principalmente em superfícies que são sempre tocadas com as mãos, como por exemplo: corrimões de escada, maçanetas, torneiras, interruptores, botões de elevador, bancadas, entre muitos outros.
A higienização é de grande importância no processo para interromper o surto em andamento, porém deve haver a segurança da saúde dos agentes de limpeza, seja nos equipamentos e materiais utilizados, como também em treinamentos para situações especiais, como de uma pandemia.
Como saber se estou fazendo a limpeza de forma correta?
Para garantir a limpeza dos locais, é necessário o uso de produtos e técnicas adequadas de acordo com cada ambiente, pois o nível e o tipo de sujeira dos ambientes são diferentes.
Mas não é somente a higienização que irá garantir a prevenção do vírus, mas sim se for aliada a desinfecção.
A higienização age reduzindo a proliferação de bactérias, vírus e fungos. Quando você está higienizado uma superfície, você está removendo a sujeira visível, dessa forma a superfície estará aparentemente limpa, o que pode colocar a sua saúde em risco.
Já a desinfecção da superfície irá eliminar os organismos que não vemos a olho nu, caso seja utilizado de acordo como manda a embalagem dos produtos.
As duas etapas promovem a remoção da sujeira, das bactérias e dos vírus, porém em porcentagens diferentes.
Vamos falar um pouco mais sobre cada uma delas.
Limpeza
É a primeira etapa do processo para eliminação dos causadores das doenças. Geralmente é realizada com produtos multiusos, água e buchas ou esfregões. Essa etapa garante 95% de higienização e limpa a sujeira aparente.
Desinfecção
É a segunda etapa do processo de eliminação das bactérias e dos vírus, garantida quando são usados produtos desinfectantes específicos. Com essa etapa, se alcança 98% de higienização.
Redobrem a atenção e os cuidados, façam periodicamente a higienização e desinfecção nos ambientes em que vivem, e colaborem para que possamos vencer essa pandemia juntos.