Apesar de ser subestimado, o profissional que trabalha na função de operador de empilhadeira possui uma tarefa importante e difícil, contrariando o pensamento de alguns de que basta sentar e dirigir.
O operador de empilhadeira precisa estar atento ao monitor da máquina ao mesmo tempo em que dirige, pois é ele quem irá indicar o local correto de cada produto.
O profissional operador de empilhadeira é responsável por várias funções dentro de uma organização, como fazer o armazenamento de paletes, manutenção básica de empilhadeiras, a movimentação de materiais e também carga e descarga de veículos de transporte.
Quais são as exigências legais para melhorar a segurança dos operadores de empilhadeiras?
As empilhadeiras são equipamentos indispensáveis no processo de fabricação e também nas operações de armazenagem em todo o mundo.
Conhecidas mundialmente, as empilhadeiras são muito utilizadas em indústrias, comércios, entre outras áreas que necessitam de seu uso.
Como todas as máquinas úteis, a empilhadeira precisa estar em constante evolução para que garanta sempre o conforto, a segurança, o desempenho e a facilidade de manutenção em sua aplicação no transporte.
Pessoas que querem se tornar um operador de empilhadeira precisam realizar cursos técnicos que dispõem de vários treinamentos específicos para garantir que você seja capaz de operar esse tipo de maquinário.
O operador de empilhadeira deve receber um treinamento específico oferecido pela empresa para estar habilitado a exercer a função. Operadores de equipamentos que são motorizados precisam ser habilitados e só podem dirigir se, durante a jornada de trabalho, estarem portando cartão de identificação com foto e nome, em lugar visível.
Detalhe não menos importante, os operadores também devem conhecer todos os detalhes do equipamento que operam.
Todos os profissionais capacitados são bem instruídos para a operação de máquinas como empilhadeiras, contribuindo para que cada dia consigam operar melhor as empilhadeiras, preservando sua segurança e também a segurança dos colegas de trabalho.
Veja quais são os requisitos para fazer o curso de operador de empilhadeira:
Possuir o ensino médio completo;
Ser maior de 18 anos;
Possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria B ou superior.
Quais são as normas que falam sobre empilhadeira?
As normas NR 11 e NR 12 são relativas ao treinamento de operadores de empilhadeiras, indicando aos profissionais qual a forma mais segura de conduzir as máquinas e os equipamentos operacionais.
Regulamentada pela portaria n° 3.214 do Ministério do Trabalho, a NR 11 trata sobre o transporte, a movimentação, a armazenagem e o manuseio de materiais, sendo responsável por determinar quais as formas seguras de manusear os materiais em obras.
Conforme dispõe a norma, o transporte de cargas e materiais e seu armazenamento e manuseio devem acontecer diariamente em um canteiro de obras, fábricas e também indústrias, de forma que garanta a saúde e a integridade física do colaborador.
Além disso, a norma estabelece também algumas medidas de segurança para o trabalho dos funcionários em transporte, manuseio de cargas e materiais e armazenamento, com o intuito de reduzir o número de acidentes em ambientes de trabalho.
Já a NR 12 é responsável por garantir que equipamentos e máquinas usadas pelo trabalhador estejam sempre seguros.
Criada em 8 de junho de 1978 pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a NR 12 requer todas as informações sobre todo o ciclo de vida de equipamentos e máquinas, em especial os de transporte, utilização, instalação, manutenção e até a eliminação completa do equipamento.
Conforme a norma, o empregador deve criar e adotar algumas medidas de proteção para garantir o uso seguro de máquinas e equipamentos, em especial aos trabalhadores que são portadores de deficiências que estão direta ou indiretamente envolvidos com o trabalho.
Como um gestor pode confiar na contratação de um empilhadeirista?
A contratação de profissionais nessa área torna-se um problema quando o contratante percebe que não há muitos profissionais qualificados para o cargo, além de que procurar, selecionar e treinar as pessoas pode gastar tempo e dinheiro além do previsto.
Por isso, a alternativa ideal é optar por fazer parceria com empresas terceirizadas que oferecem a mão de obra capacitada, garantindo o bom serviço e segurança do profissional em sua empresa.