Você precisa contratar o serviço de portaria para seu empreendimento residencial, sua empresa ou seu comércio, porém está em dúvida sobre quais as diferenças entre um controlador de acesso e um porteiro? Vamos agora esclarecer as diferenças dessas funções.
Sabemos que cuidar da segurança e garantir a comodidade de pessoas que moram em condomínios é uma prioridade, pois quem busca morar nesses locais são pessoas que prezam pelo conforto e segurança. Portanto, para garantir que essas pessoas vivam em um ambiente protegido e tranquilo, uma equipe profissional é fundamental.
São dois os profissionais capacitados e indispensáveis para o controle dos condomínios e empresas: o porteiro e o controlador de acesso. Essas funções são comumente confundidas pois são bem semelhantes, uma vez que os profissionais precisam aplicar algumas medidas de prevenção de segurança, buscando evitar que o condomínio ou empresa se torne vulnerável através do controle de pessoas. Porém, elas possuem algumas diferenças muito importantes e que evidenciam sua necessidade em empresas, condomínios e também outros ambientes.
Veja quais são as diferenças entre porteiro e controlador de acesso e a forma como cada um contribui para a segurança dos recintos e o bem-estar de pessoas que convivem em condomínios.
O que faz um porteiro?
O porteiro é o profissional responsável por garantir o acesso apenas de pessoas permitidas como visitantes e moradores de um condomínio.
Esse profissional precisa sempre estar atento ao uso de áreas comuns do local com a finalidade de zelar pelo espaço. Um exemplo é observar e controlar o uso adequado de elevadores, buscando evitar sobrecargas ou uso incorreto.
Outra função do porteiro é realizar o cadastro de pessoas que entram no condomínio, sejam pessoas a trabalho, visitantes regulares, ou mesmo inquilinos e pessoas que foram apenas conhecer os condomínios.
Buscando garantir a proteção do espaço, é muito importante que o porteiro tenha conhecimento sobre as normas de segurança do condomínio, saber manejar equipamentos, efetuar rondas na área do prédio com a intenção de verificar se todas as portas e portões estão fechados, se há alguma pessoa que não deveria estar naquele espaço e também se há a ocorrência de alguma infração ou incidente.
Outro serviço atribuído à portaria é o recebimento e a distribuição de correspondências destinadas a moradores do condomínio.
Fatores determinantes para o profissionalismo de pessoas nessa área são a responsabilidade e a atenção, pois a boa memória para lembrar dos rostos de pessoas que moram, visitam ou prestam serviço no lugar é indispensável. A responsabilidade do prédio também é atribuída a eles, por isso é preciso que sejam profissionais de confiança.
E sobre o controlador de acesso, qual a sua função?
O profissional dessa área irá controlar as pessoas que acessam o condomínio, a empresa ou eventos.
Essa função está sendo muito procurada atualmente, pois as pessoas estão cada dia mais buscando viver em segurança seja em ambientes de trabalho ou com suas famílias.
O controlador de acesso trabalha “filtrando” as pessoas que frequentam o recinto, geralmente ficando do lado de fora do condomínio ou na área de recepção do local, identificando, fazendo orientações e encaminhando as pessoas para o ambiente que ela deseja adentrar.
O profissional precisa identificar e confirmar se pessoas do condomínio ou das empresas estão à espera de funcionários, visitas ou prestadores de serviços. Esse trabalho tem que ser feito de forma segura e discreta, de maneira que não constranja pessoas que chegam ao ambiente.
Portanto o controlador de acesso precisa ser um profissional qualificado, cordial, que seja capaz de desempenhar sua função com educação e passando a segurança de que através de seu trabalho não haverá nenhum risco às pessoas que frequentam os locais, sejam moradores ou trabalhadores.
Mesmo que as duas funções sejam bem parecidas e até possuam alguns pontos em comum, há algumas diferenças importantes e que devem ser levadas em consideração quando for contratar o serviço, garantindo que você contará com o profissional ideal para atender as demandas em seu condomínio ou sua empresa.