É possível que uma organização, em um dado momento de sua trajetória, identifique a necessidade de contratar uma outra empresa para a realização de alguma tarefa que, até então, vinha sendo desempenhada por um colaborador seu. Nesse caso, a empresa contratada é investida de autonomia jurídica e técnica para que possa realizar, de maneira satisfatória, os serviços que a ela estão sendo transferidos. A esse processo chamamos terceirização.
Inicialmente utilizada para a execução de atividades meio, a terceirização tem avançado e hoje a realização de tarefas relacionadas à atividade fim da organização é uma realidade.
Dentre os diversos serviços terceirizados, alguns como limpeza e higienização, serviços de portaria e serviços de copa possuem demanda consideravelmente alta e crescente.
Abordando mais especificamente o serviço de copa, é possível afirmar que a contratação deste não implica em maiores dificuldades, uma vez que há no mercado grande oferta do serviço.
Outro fator positivo é que, por estar classificado entre os serviços de facilities, ou seja, sem relação com a atividade fim, o processo de adequação passa a ser muito mais tranquilo.
Mas o que vem a ser o serviço de copa?
O serviço realizado pela copeira é essencial para o bom funcionamento de um estabelecimento ou evento. Nesses casos, várias tarefas são desempenhadas simultaneamente e uma parte delas é de responsabilidade dos profissionais da copa.
O cuidado na elaboração das refeições e a forma adequada de servi-las são tarefas que integram as atribuições da copeira. Isso inclui desde a limpeza e organização da cozinha, abrangendo aspectos ligados ao bom atendimento, como o tato e a cordialidade no tratamento com as pessoas.
Os serviços de copa estão divididos por tipo, sendo três as principais classificações, a saber, o serviço de copa empresarial, o segundo tipo corresponde ao que é aplicado a eventos, e o serviço de copa hospitalar.
A copeira empresarial é um serviço oferecido a empresas, e consiste no atendimento a todas as solicitações pontuais ocorridas ao longo do dia, incluindo a confecção de lanches rápidos e a preparação de bebidas como cafés e chás. Atuação que se repete durante as reuniões, por exemplo, sempre observando o cuidado de manter a copa limpa e organizada.
A copeira para eventos inclui tarefas como a montagem de bandejas e a reposição dos itens oferecidos. Trata-se de uma variação do serviço onde o foco são workshops, palestras e encontros profissionais de um modo geral, portanto, deduz-se um cuidado reforçado quanto à organização. Noções de etiqueta e cordialidade no atendimento são imprescindíveis.
A copeira hospitalar pressupõe a atuação de um profissional com maior experiência e que possua um nível de conhecimento mais alto, uma vez que a montagem de bandejas ocorre de forma personalizada, atendendo às prescrições médicas do tratamento de cada paciente.
Por tratar-se de saúde, tudo precisa ser executado corretamente, produzindo um resultado de acordo com o previsto.
De um modo geral, pode-se concluir que a terceirização do serviço de copeira contribui para o aumento da produtividade da empresa, pois proporciona uma economia de tempo, trazendo maior tranquilidade, isto é, partindo da premissa de que permitirá que os colaboradores possam concentrar-se de maneira mais focada nas tarefas relacionadas à atividade fim da organização.
Sendo assim, a terceirização deste e de outros serviços pode significar vantagem competitiva, contribuindo para a permanência da empresa no mercado.